Por: Julio César


O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) realiza hoje sexta-feira, 7 de novembro, audiência pública em Caetité, a 757km de Salvador, para ouvir a comunidade local e discutir assuntos sobre a extração de urânio pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) na unidade de concentração do produto no município. A audiência será realizada às 18h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), localizada na Avenida Contorno, s/n, Centro, Caetité.
Além da população, foram convidados a participar do evento, o presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho, o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem), Odair Dias Gonçalves, representantes do Movimento Paulo Jackson e da organização ambientalista Greenpeace. Já existe procedimento administrativo no MPF/BA que apura vazamento do material radioativo em Caetité. Diversas reuniões foram realizadas com representantes da sociedade civil e órgãos ambientais com o objetivo de se colher elementos que contrapusessem as informações prestadas ao MPF/BA pela Cnem, Ibama e IMA (antigo CRA) de que os vazamentos ocorridos foram contidos e não houve risco de contaminação ambiental.
Em 16 de outubro último, o relatório Ciclo do Perigo - Impactos da Produção de Combustível Nuclear no Brasil, divulgado pelo Greenpeace, apontou a contaminação de água potável em Caetité. De acordo com a procuradora da República que acompanha o caso, Flávia Galvão Arruti, caso não se chegue a um acordo na própria audiência, o MPF/BA adotará as medidas judiciais cabíveis.