Por Ticiana Figueirêdo


O programa de voluntários do Greenpeace tem um processo seletivo, que acontece em média duas vezes por ano ou de acordo com nossas possibilidades. Gostaríamos de trabalhar com todas as pessoas interessadas, mas infelizmente o número de vagas é limitado. Os critérios fundamentais para a seleção são a disponibilidade de horário, proximidade do grupo e perfil do candidato. Atualmente, o Greenpeace possui grupos de voluntários em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Manaus e Belém.

Os Grupos Locais de Voluntários agregam pessoas que concordam com a missão, objetivos, valores e campanhas da organização no Brasil. São uma forma de os ativistas ambientais participarem das campanhas do Greenpeace e realizarem atividades de engajamento público. Seu papel na sociedade é divulgar a preservação do meio ambiente de acordo com as campanhas da organização.Os Grupos Locais mantêm uma relação formal com o Greenpeace Brasil. Eles são estabelecidos por meio de um contrato assinado pelo Greenpeace e o grupo local, e representam a extensão das campanhas do Greenpeace para além das paredes dos escritórios em São Paulo e Manaus. As atividades dos Grupos Locais deverão ser realizadas em torno das campanhas definidas pelo Greenpeace Brasil. Não é permitido aos grupos de voluntários a elaboração ou divulgação autônoma de textos de campanha ou comunicações à imprensa. Estas atividades também são exclusivas do Greenpeace. Cabe ao Greenpeace propor e formar novos grupos nas cidades, seguindo critérios quanto à necessidade da organização e definindo o formato e o coordenador.

A seleção de novos voluntários para o grupo do Greenpeace em Salvador será realizada neste sábado, dia 06/09, às 14:00h, no Museu Geológico da Bahia (Corredor da Vitória). Os interessados devem preencher o formulário do voluntariado.