por : Natália Falcón

É tempo de comemorar a maioridade. Entre muitas vitórias e boa dose de trabalho árduo, comemoramos dezoito anos deste jovem, porém conseqüente, Greenpeace Brasil.

Hoje, 26 de abril de 2010, o Greenpeace Brasil apaga suas dezoito velinhas. Se o alcance da maioridade é o marco do início de uma vida adulta, por aqui, a organização se acostumou a brigar como gente grande desde cedo. Em um país de grandes e complexos desafios, a organização deu prova do seu fôlego por terra e mares brasileiros.

O pontapé de nossa inauguração oficial foi dado por uma triste efeméride: o acidente da usina nuclear de Chernobyl, há 24 anos. Em 26 de abril de 1992, ano da realização da Eco-92 no Rio de Janeiro, o navio Rainbow Warrior, guerreiro incansável da luta do Greenpeace pelo mundo, atracava em Angra dos Reis, mais precisamente na frente da usina nuclear Angra I, para afixar 800 cruzes que relembravam os mortos da fatalidade e oficializar a nossa existência.

Com as cruzes, logo vieram nossas caldeirinhas. Foi em um território de abundância de recursos e problemas, governado de forma alienada e inapta a fazer frente aos desafios ambientais e por demais envolto em sérias questões sociais que pisamos naquele início da década de 1990, ainda sem ter sequer um quadro profissional experiente para lidar com o assunto por falta de recursos humanos especializados no país.

Os temas não eram para iniciantes. Lutamos contra resíduos de metais pesados, exploração predatória de madeira, gases do efeito estufa, contaminação de água, transgênicos, destruição da floresta para plantação de soja e criação de gado, matança de baleias, toda sorte de desmatamentos, todo tipo de exploração desenfreada, toda sanha irresponsável, seja de governo ou empresas.

Em 1999 chegamos à Amazônia para investigar a exploração ilegal de madeira e de lá não saímos mais. Sob constantes ameaças de morte, produzimos pesquisas e relatórios, obtivemos a moratória de soja fruto de desmatamento, exigimos – e continuamos exigindo - desmatamento zero da floresta que abriga metade das espécies terrestres do planeta.

Na luta por um mundo com menos CO2 subindo aos céus e gerando intempéries impensadas no clima, o Greenpeace Brasil abraçou a campanha de energia, em favor de soluções eficientes, limpas, seguras e economicamente viáveis. Pelo direito de sabermos e confiarmos no que consumimos, lutamos contra o uso de transgênicos. Em favor de nossos oceanos, defendemos que nossas espécies ameaçadas sejam protegidas.

Entre muitos sabores e alguns dissabores, completamos nossos dezoito anos em alto estilo. Neste novo site que vos acolhe, buscamos ampliar o alcance da informação e da participação de todos em nossas lutas cotidianas. O Brasil da Eco-92 e das cruzes em Angra dos Reis avançou em alguns aspectos, mas os desafios estão longe de acabar. Façamos então uma rápida pausa para os parabéns. Agora, de volta ao trabalho. Para isso, precisamos sempre e cada vez mais, de todos. Junte-se a nós!

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/quemsomos/Greenpeace-no-Brasil/

fonte: http://www.greenpeace.org/br