por : Natália Falcón

Dia 05 de Junho, o dia em que as atenções se voltam para o meio ambiente na tentativa de propagar a conservação e preservação ambiental, nesse único dia todas as preocupações se concentram na natureza, são realizadas atividades mil que envolvem o ideal da preservação, e todos se sentem ambientalistas por um dia. Mas será que é mesmo necessário que chegue o dia do meio ambiente para que todos reflitam sobre os problemas que o envolvem? É preciso que chegue o dia do Meio Ambiente para que a nova ministra desse assunto se pronuncie e se apresente? Por que aguardar datas comemorativas para reciclar e plantar árvores?

Ontem foi esse dia, e como esperado ocorreram palestras, oficinas e apresentações diversas visando (pelo menos o espero) o engajamento de mais pessoas na causa ambiental. Todas essas ações são super válidas, mas não seria melhor que fossem contínuas e não esporádicas? Não precisamos esperar que chegue o dia do Meio Ambiente para refletir sobre hábitos e práticas que prejudicam a natureza. O dia do Meio Ambiente é todo dia, a preocupação com o meio em que vivemos, e como nossas práticas o afetam devem ser constantes, as coisas boas devem ser praticadas independente da mídia e do calendário.

A natureza já deixou de pedir socorro sutilmente, o pedido agora é explícito. Reduzir, reutilizar, reciclar, e principalmente repensar, não é mais que a obrigação de todos. A Ecobag é mais que uma simples moda, é uma demanda urgente de uma natureza que não comporta mais decompor o lixo produzido e descartado pelo homem. Utilizar mais transportes alternativos não é uma solução apenas para o caos no trânsito, e sim uma prática mais do que necessária para não contribuir ainda mais com o aquecimento global. O Meio Ambiente vai além das plantas, rios e animais, a cidade e o homem também compõe esse cenário, sendo assim modificá-lo é inevitável, mas prejudicá-lo é, sem dúvidas, inaceitável.