Na última quinta-feira, 17 de junho, foi realizada audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para discutir a instalação do Complexo Portuário Porto-Sul, na Ponta da Tulha, Ilhéus (BA).

Como os principais interessados no porto, os representantes do Governo da Bahia, e da BAMIN (Bahia Mineração Ltda.) não comparecem, a discussão se concentrou nos pontos contrários à instalação.

O procurador da República de Ilhéus, Eduardo El Hage, contra o empreendimento, já entrou com ação civil pública para frear a concessão de licenças ambientais. De acordo com Hage, se depender do Ministério Público, o projeto não sairá do papel.

De acordo com Luigi Massa, Presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, empreendimentos importantes para o turismo da região foram suspensos após o anúncio da construção do porto.

Com as eleições se aproximando, cresce o suposto interesse no desenvolvimento econômico de Ilhéus, que ainda vive uma crise após a grande queda da economia do cacau, típica da região. A região, de grande potencial turístico ainda pouco explorado, concentra grandes porções de recifes de corais (os ecossistemas mais ricos em biodiversidade da vida marinha), além de ser rota de migração e local de alimentação de quatro espécies de tartarugas-marinhas.